Começos

Depois de cinco anos desde a inclusão da pratica de Reiki entre as estratégias de autodefesa a disposição de mulheres componentes da Teia de Solidariedade da Zona Oeste, no dia 15 de setembro de 2025 , a primeira turma de Ministrastes (Mestras) de Reiki iniciou o período de 21 dias, o qual tem, , entre outras, a função de integração do Reiki na vida diária.

Duas participantes, me autorizaram a compartilhar partes de seus registros do processo:

[9/25/25, 9:03:04 PM] SRNB: Os dias tem sido intensos. Tive uma experiência muito significativa de mediação de conflitos com o tarot. Espero escrever sobre isso em breve e compartilhar com vocês. Ontem tive outra experiência importante. Compartilhei no grupo Luz Negra 2.0

[9/25/25, 9:10:12 PM] SRNB Tivemos uma reunião com o centro municipal de saúde que atende nossa comunidade quilombola. O tema foi setembro amarelo. Falou-se sobre o suicídi0. Esse tema tão avassalador. Quando chegou à noite eu entrei em contato com uma jovem com quem mantenho contato regular e que iria fazer uma sessão de Reiki à distância. Ela estava péssima. Não queria a sessão, desmarcou e disse que precisava beber. Eu achei tranquilo. Ela sairia com amigos, pensei. Então, já bem tarde da noite eu peguei o celular para ver se havia alguma resposta de outras questões que sigo acompanhando. E... Havia mensagem da jovem. Quando eu li fiquei estarrecida. Ela dizia que a vida dela não tinha jeito, etc. etc. E confessou ideação suicida. Ficamos trocando msgs e áudios um bom tempo e ela parou de responder. Fiquei preocupada. Enviei o Reiki mesmo assim. Ela já estava em casa, deduzi. Hoje cedo voltei a procurar contato. Deu certo. Ela estava melhor e fui checar se ela estava com acompanhamento médico e entendi que sim. Ela tinha neurologista. Sugeri um psiquiatra e psicoterapeuta. Ela está bem melhor, mas fiquei ligada no tema do autoextermínio. Que tempos difíceis.

[9/26/25, 8:14:02 PM] ~ SF: Existem caminhos que só se abrem quando assumimos a consciência do nosso próprio valor e o Reiki é pra mim esse portal. É sem dúvida, uma força amorosa que me move pra dentro de mim, ao mesmo tempo que me conecta com o todo. Com o Luz Negra aprendi que esse fluxo de amor e autoconfiança são base da minha identidade, como ser humano político e social que busca colaborar na luta por caminhos coletivos para o bem-viver.

[9/27/25, 8:46:21 AM] DFS: Bom dia mulheres reikianas!! Parabens!! Estamos chegando a metade da caminhada de 21 dias! Como eu disse, venho acompanhando voces em silencio. Como toda caminhanda, estas tem altos e baixos, avanços e recuos … Mas, é assim, né? É assim quando nao se tenta controlar (e tambem quando se tenta!) o desenrolar. Quando contemplamos, estudamos, examinamos e planejamos como prosseguir — o que creio ser a melhor maneira de nos mover, é importante sempre lembrar de que nao há como controlar o que procede. O que se pode fazer é prestar atencao e seguir a intuicao: corrigir e retornar ao plano inicialmente traçado ser for o caso ou prosseguir no novo caminho anunciado ou parar repetir o processo desde o inicio, quero dizer, voltar ao caderno de rascunhos e planejar outra vez.

Next
Next

Reiki como PrÁtica poética